SOLICITE ORÇAMENTO

Blog

O que é um equinócio? Conheça o fenômeno que marca o início da primavera

Ecoou na mídia | 22/09/2017 13:38




Neste dia 22 de setembro, exatamente às 17:02 - horário de Brasília, acontece o Equinócio de Primavera, que indica o início da primavera no hemisfério sul, estação que marca a transição entre o frio do inverno e o calor do verão.

Os equinócios acontecem duas vezes por ano, em março e em setembro, e determinam a entrada do outono e da primavera, como acontece hoje. De acordo com Tânia Maris Pires Silva, coordenadora do Planetário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o fenômeno “é o momento em que o Sol incide com maior intensidade sobre as regiões que estão próximas da linha do Equador”.

Assim, o Sol passa exatamente no meio da Terra e os dois hemisférios do planeta – norte e sul – recebem a mesma quantidade de luz, o que resulta em dias quase simétricos, são 12 horas de dia e 12 horas de noite, o que já é anunciado pela origem da palavra: afinal, 'equinócio' vem da junção de dois termos em latim: aequus (igual) e nox (noite), ou seja, quando a noite é igual ao dia.

Se o Equinócio de Primavera dá início à primavera no hemisfério sul, que é onde vivemos, o Equinócio de Outono, que acontece em março, marca o fim do verão e o início do outono. Para o hemisfério norte, sempre acontece o inverso do que acontece para nós. Neste momento, o hemisfério norte está encerrando o verão e iniciando o outono.

Feliz Primavera!

 

Link: http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/2017-09-22/equinocio-primavera.html




Comentários



Esse artigo não possui comentários no momento. Seja o primeiro a comentar!