SOLICITE ORÇAMENTO

Blog

Palmas instala pontos de ônibus com energia solar e Wi-Fi

Ecoou na mídia | 05/09/2017 13:57




A prefeitura de Palmas entregou, em junho, 19 novos ônibus equipados com ar condicionado e elevador para cadeirantes, além de um novo ponto de ônibus autossustentável.

Construído em estrutura metálica, com iluminação de LED, telhas isotérmicas que amenizam a temperatura e painéis fotovoltaicos, o novo ponto de ônibus tem como diferencial o tamanho. São 24 metros quadrados, enquanto os atuais possuem seis metros quadrados.

Outro fator importante é a tecnologia, o abrigo possui autonomia energética, devido aos painéis fotovoltaicos, que por meio da energia solar, permitirão a recarga de celular e conexão Wi-Fi gratuita.

De acordo com o prefeito Carlos Amastha, o abrigo traz inovação ao sistema de transporte público urbano ao ter sido instalado junto com outras melhorias, como a calçada nivelada com rampa para cadeirantes, painel com informações das linhas e da cidade e iluminação de LED na faixa de pedestre, que garante melhor visibilidade da travessia por condutores a 800 metros de distância. Além disso, o novo ponto abriga uma câmera de monitoramento interligada a uma central de monitoramento 24 horas por dia.

O ponto foi inaugurado no setor Taquari e até o final do ano, a capital de Tocantins terá 30 modelos instalados nas regiões norte, central e sul da cidade, e ainda, serão licitadas mais 200 unidades. Segundo o prefeito, as instalações irão ocorrer em áreas com grande fluxo de pessoas e em áreas próximas de instalações públicas como escolas de tempo integral, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Resolve Palmas, Centro, entre outros.

“Estamos priorizando também a perfeita pavimentação de vias que são itinerário de linha para garantir que todas as rotas sejam contempladas com ônibus com ar condicionado”, anunciou Carlos Amastha.

Ainda, com a intenção de aproveitar todo o potencial solar de Palmas e de tornar a cidade referência nacional, a prefeitura por meio do Programa Palmas Solar, idealizado pela Secretaria de Energias Sustentáveis, tem incluído diversos benefícios diretos ao consumidor, fornecendo descontos sobre o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e Imposto de Transferência de Bens Imóveis (ITBI), para quem implantar sistema de geração fotovoltaica de eletricidade.

O desconto no IPTU é válido por cinco anos e aumenta à medida que o imóvel passa a produzir mais energia elétrica, podendo chegar até 80%, os benefícios são válidos para novas construções e também todos os imóveis construídos que decidirem aderir à geração de energia solar. A iniciativa, tem como objetivo sensibilizar o público quanto à importância da sustentabilidade, a responsabilidade ambiental e a popularização da energia solar fotovoltaica.

Fonte: http://ciclovivo.com.br/noticia/palmas-instala-pontos-de-onibus-com-energia-solar-e-wi-fi/




Comentários



Esse artigo não possui comentários no momento. Seja o primeiro a comentar!