Este ovo de ouro tem uma funcionalidade que você nem imagina

Parece uma obra de arte, mas este ovo de ouro, batizado de Solar Egg, tem uma funcionalidade muito inusitada: Ele, na verdade, é uma sauna movida a energia solar e que pode ser deslocada para qualquer lugar.

Instalada inicialmente em Kiruna, cidade localizada ao norte da Suécia, a Solar Egg possui 69 painéis de aço inoxidável banhados a ouro que captam a energia do sol para que a sauna funcione.

Ela acomoda confortavelmente até oito pessoas e seu interior é todo feito em madeira. Para usufruir dos benefícios da sauna, não é necessário pagar taxa de uso, basta apenas agendar um horário.

Solar Egg foi desenvolvida pela empresa Riksbyggen e leva a assinatura dos artistas suecos Mats Bigert e Lars Bergström.

 

Fonte: http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/este-ovo-de-ouro-tem-uma-funcionalidade-que-voce-nem-imagina/

mouse

Parece uma obra de arte, mas este ovo de ouro, batizado de Solar Egg, tem uma funcionalidade muito inusitada: Ele, na verdade, é uma sauna movida a energia solar e que pode ser deslocada para qualquer lugar.

Instalada inicialmente em Kiruna, cidade localizada ao norte da Suécia, a Solar Egg possui 69 painéis de aço inoxidável banhados a ouro que captam a energia do sol para que a sauna funcione.

Ela acomoda confortavelmente até oito pessoas e seu interior é todo feito em madeira. Para usufruir dos benefícios da sauna, não é necessário pagar taxa de uso, basta apenas agendar um horário.

Solar Egg foi desenvolvida pela empresa Riksbyggen e leva a assinatura dos artistas suecos Mats Bigert e Lars Bergström.

 

Fonte: http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/este-ovo-de-ouro-tem-uma-funcionalidade-que-voce-nem-imagina/

Compartilhe

Receba conteúdos sobre energia solar fotovoltaica!

Assine nossa Newsletter.

    Formulário enviado com sucesso ☑️

    Posts relacionados

    O que é um equinócio? Conheça o fenômeno que marca o início da primavera

    Neste dia 22 de setembro, exatamente às 17:02 – horário de Brasília, acontece o Equinócio de Primavera, que indica o início da primavera no hemisfério sul, estação que marca a transição entre o frio do inverno e o calor do verão.

    Os equinócios acontecem duas vezes por ano, em março e em setembro, e determinam a entrada do outono e da primavera, como acontece hoje. De acordo com Tânia Maris Pires Silva, coordenadora do Planetário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o fenômeno “é o momento em que o Sol incide com maior intensidade sobre as regiões que estão próximas da linha do Equador”.

    Assim, o Sol passa exatamente no meio da Terra e os dois hemisférios do planeta – norte e sul – recebem a mesma quantidade de luz, o que resulta em dias quase simétricos, são 12 horas de dia e 12 horas de noite, o que já é anunciado pela origem da palavra: afinal, ‘equinócio’ vem da junção de dois termos em latim: aequus(igual) e nox (noite), ou seja, quando a noite é igual ao dia.

    Se o Equinócio de Primavera dá início à primavera no hemisfério sul, que é onde vivemos, o Equinócio de Outono, que acontece em março, marca o fim do verão e o início do outono. Para o hemisfério norte, sempre acontece o inverso do que acontece para nós. Neste momento, o hemisfério norte está encerrando o verão e iniciando o outono.

    Feliz Primavera!

     

    Link: http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/2017-09-22/equinocio-primavera.html

    Continue lendo
    Dubai instala estações de recarga solar em locais públicos

    Em Dubai o sol em abundância está sendo aproveitado para a instalação de estações de recarga solar. As estações são árvores artificiais e tecnológicas. Elas funcionam como estações de recarga, oferecem Wi-Fi e muita sombra aos moradores. Tudo isso utilizando energia solar.

    As “árvores” batizadas de “Smart Palm” (Palmeira Inteligente) hoje estão presentes em praças públicas e praias. Cada ponto possui assentos, placas solares instaladas no que seria as folhas, câmera de segurança, tela com informações sobre a cidade e avisos governamentais. Além disso, as estações são capazes de recarregar a bateria do eletrônico 2,5 vezes mais rápido do que as estações comuns.

    Imitando árvores de Palmeira, cada equipamento possui luzes verdes de LED, que iluminam os locais durante a noite. Já há vários exemplares em Dubai, que é a maior cidade dos Emirados Árabes Unidos, mas a novidade deve se espalhar em mais pontos da cidade até sediar a Expo mundial 2020 – um dos maiores eventos que discute, entre outras coisas, questões de negócios, urbanismo, cultura e sustentabilidade, com o tema “Conectando Mentes, Criando o Futuro”.

    Existem outros projetos parecidos, como o que será utilizado no Rock in Rio, conforme matéria escrita aqui.

    Fonte: http://ciclovivo.com.br/noticia/dubai-instala-estacoes-de-recarga-solar-em-locais-publicos/

    Continue lendo
    Tesla Motors inova com o Telhado Solar.

    No dia 28 de outubro de 2016 a Tesla Motors, empresa automotiva e de armazenamento de energia americana, que desenvolve, produz e vende automóveis elétricos de alto desempenho superou-se mais uma vez trazendo inovação e novas soluções viáveis ao mercado atual voltando-se à sustentabilidade, praticidade e melhoria da visão estética das residências americanas.

    O Presidente e CEO da Tesla, Elon Musk, apresentou a proposta de telhados solares, uma solução integrada e bonita de telhado e geração solar. Segundo Elon Musk, “isso é realmente uma parte fundamental da estratégia de produtos diferenciados, onde você tem um belo telhado.”

    Com esta inovação a Tesla aposta no futuro da junção entre seus carros elétricos e a geração de energia para seus carros. O “Powerwall” produto lançado como captador de energia solar das casas tem a função, segundo a empresa, de armazenar e abastecer a energia tanto das residências quanto dos carros elétricos. Hoje em dia cerca de 5 milhões de novos telhados são instalados por ano nos Estados Unidos. Se uma casa exige substituição de telhado, dificilmente as pessoas querem gastar em painéis solares como acréscimo. No entanto, se os painéis solares são o próprio telhado e você não precisa acrescentar novos processos, facilitando para os consumidores a instalação, e tendo um novo conceito agregado na geração de energia solar.

    A exemplo do powerwall que já foi lançada a mais de um ano e meio e ainda nem se cogita aparecer pelo Brasil, sabemos que, infelizmente, ainda serão necessários alguns bons anos para que estes novos telhados solares estejam disponíveis no mercado brasileiro, porém acreditamos na inovação e no futuro integrado da sustentabilidade através da energia limpa. Torcemos para que este telhado revolucionário traga bons frutos e que este tipo de tecnologia se dissipe pelo mundo.

    Se você já está pronto para começar a gerar sua própria energia, entre em contato com a ECOA! Para fazer uma simulação do quanto pode ser sua economia acesse AQUI.

    Continue lendo
    8 verdades e mitos sobre economia de energia

    O uso da eletricidade já se tornou parte do nosso dia a dia e do orçamento também. Já que a conta consome boa parte do orçamento familiar. Assim, é normal adotarmos medidas buscando diminuir o gasto com energia.

    Mas, existem algumas ações que não geram economia e podem trazer mais gastos e dor de cabeça. Por isso, neste conteúdo separamos para você as principais verdades e mitos sobre economia de energia elétrica!

    1. “Passar as roupas aos poucos é mais econômico do que esperar que as peças se acumulem”

    Mito. Muitas pessoas acreditam que passar as roupas somente no momento de usá-las é mais vantajoso economicamente. Porém, o gasto de energia do ferro de passar é causado pelo aquecimento do aparelho e, por isso, é melhor passar uma quantidade maior de roupas quando ele já está quente.

    2. “Equipamentos em stand-by consomem energia”

    Verdade. Mesmo que estejam apenas plugados na tomada, aparelhos elétricos consomem energia. Aliás, ao contrário do que pensa o senso comum, eletrodomésticos em stand-by têm um gasto de eletricidade significativo, chegando a representar 12% do consumo doméstico.

    3. “As lâmpadas quentes iluminam mais”

    Mito. O que determina o quanto uma lâmpada ilumina é sua quantidade de lúmens, ou fluxo luminoso. Já a sua temperatura nada tem a ver com isso.

    4. “Lâmpadas de led geram mais economia do que as fluorescentes”

    Verdade. Enquanto as lâmpadas fluorescentes têm uma vida útil média de 8 mil horas, as de LED podem chegam a 25 mil horas. Além disso, com uma potência de 10 watts, os modelos LED produzem a mesma intensidade de iluminação que os fluorescentes geram com 15 watts.

    5. “O chuveiro é o eletrodoméstico que mais consome eletricidade”

    Mito. É fato que os chuveiros consomem uma grande quantidade de energia por um curto período de tempo, mas o aparelho de ar-condicionado é o eletrodoméstico que mais requer atividade.

    6. “O consumo consciente da água diminui os gastos com eletricidade”

    Verdade. Em se tratando de apartamentos, é necessário o uso de uma bomba de funcionamento elétrico para levar a água da rua até a caixa d’água. Assim, economizando água, você também reduz a conta energética do seu condomínio. E principalmente, se seu chuveiro for elétrico, sua conta de energia é afetada diretamente.

    7. “A posição da instalação do ar-condicionado não influencia na conta de luz”

    Mito. Para o menor consumo energético possível, o ideal é que os aparelhos de ar-condicionado sejam instalados na parte superior do cômodo. Isso porque esse equipamento funciona devido à transmissão de calor por convecção.

    O ar quente, por ser menos denso, sobe, é resfriado pelo ar-condicionado e, depois de frio, desce. Assim, é importante que o aparelho fique em um lugar onde o sol não incida diretamente, para facilitar a convecção térmica.

    8. “Acelerar a secagem de roupas colocando-as atrás da geladeira aumenta o consumo elétrico”

    Verdade. As grades da parte de trás do refrigerador precisam estar desobstruídas para a circulação do fluído que dissipa o calor de dentro do eletrodoméstico para o ambiente. Por isso, pendurar roupas úmidas na parte anterior da geladeira causa aumento do consumo de energia e a sobrecarga. Além disso, apesar de ser um prática comum, não é seguro e não deve ser feita.

    Agora você já conhece os principais mitos sobre economia de energia. Então, fique atento a esses detalhes!

    Continue lendo

    Comentários

    Ainda não há comentários neste post. Seja o primeiro a deixar um comentário!

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *